Sobre mim:

Sobre mim:

2 de junho de 2015

Refeições coloridas.

É cada vez mais comum que as nossas refeições diárias acabem sendo preparadas sem a devida atenção na parte estética, isso até pode ser justificado pela correria do dia a dia, mas é fundamental saber que a aparência da refeição vai muito além da satisfação em ver algo bonito. Os pratos compostos por alimentos de cores variadas são sinônimos de uma alimentação balanceada.

O prato deve ter alimentos de cinco cores diferentes.
As vitaminas e os minerais dão cor aos alimentos, portanto, comer colorido significa ingerir nutrientes diferentes. Não vale cinco cores iguais todo o dia, o desafio é variar as cores e cardápio.
São quatro categorias de alimentos que é necessário ter no prato. Leguminosos (feijão, grão-de-bico, lentilha); cereal (arroz, trigo, cevada, aveia); proteína (frango, carne, peixe, ovo) e vegetais (hortaliças e verduras).
Para melhor ilustrar a importância das cores confira alguns exemplos de cores e seus benefícios para o organismo:

Marrom: castanhas, nozes e cereais integrais: ricos em vitamina E, que tem ação antioxidante e intervém na formação dos glóbulos vermelhos.
Roxo: Repolho roxo, beterraba, figo e ameixa: ricos em antocianina, que protege o coração e melhora a circulação.
Branco: Banana, cogumelos, batata, cebola e alho: alimentos de cor clara reduzem o risco de tumores intestinais.
Vermelho: Melancia, caqui, morango e tomate: ricos em licopeno, um antioxidante natural que protege contra as substâncias químicas agressivas as células.
Laranja: Mamão, abacaxi, manga, cenoura e milho: ricos em betacaroteno, que no organismo, se transforma em vitamina A, boa para olhos e tecidos para o fortalecimento do sistema imune.
Verde: Brócolis, espinafre e outras folhas: Ricos em vitaminas e outras substâncias, como ácido fólico, que é bom para a redução do risco do infarto e câncer. Tem ainda, grande quantidade de clorofila, que funciona como desintoxicante do organismo.
Fonte: Site GNT



Nenhum comentário:

Postar um comentário