Sobre mim:

Sobre mim:

2 de junho de 2015

Atividades físicas sem orientação profissional.

Fazer exercícios físicos, seja na academia, em casa ou ao ar livre, faz muito bem à saúde. Os benefícios da prática regular de atividade física vão além do controle de peso.  Mas quando não se tem a devida orientação de um profissional de educação física, os riscos de se ter lesões e até potencializar alguns problemas de saúde são enormes.
O número de pessoas que decidem largar o sedentarismo por conta própria não é pequeno. Segundo dados de uma pesquisa recente encabeçada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em parceria com a Celafiscs - Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, um em cada sete paulistas praticam atividade física sem orientação de um profissional especializado.
Qualquer exercício praticado sem orientação pode acarretar em algum tipo de problema como tendinites, problemas articulares, dores de cabeça (se a alimentação não for adequada), cansaço excessivo , falta de sono e estresse por conta de overtraining.
É importante que o aluno antes de iniciar a atividade física, procure um médico  para uma avaliação clínica. No caso de exercícios aeróbicos e musculação é necessário prescrição médica.
Quando a atividade física é bem orientada, pode inclusive prevenir doenças como distúrbios hormonais, diabetes, osteoporose, pressão alta e outras.
Não se esquecendo que, aliada aos exercícios físicos, a alimentação equilibrada e saudável, evitando-se o consumo de sal, gorduras e frituras, vai fazer com que você alcance o equilíbrio para uma vida saudável!


Nenhum comentário:

Postar um comentário