Sobre mim:

Sobre mim:

3 de junho de 2015

Cigarro x Corrida

   Essa semana recebi um e-mail de uma amiga e aluna sugerindo uma matéria e disse para usar o exemplo dela e contar sua história... A matéria? 
   Cigarro x Corrida.
   Tudo começou em novembro de 2013 quando essa amiga me procurou dizendo que gostaria de começar a correr, se eu poderia ajuda-la. Iniciamos as aulas...treino aeróbico e musculação. Tudo de forma moderada, afinal ela era sedentária, fumante, estava acima do peso e tinha muito medo de subir na esteira. Isso mesmo! Medo da esteira.
    Durante nossas aulas conversávamos sobre muitas coisas entre elas a alimentação que era muito importante para eliminar os quilinhos extras, o consumo de álcool e cigarro e seus males para nossa saúde. Eu pegava muito no pé dela, afinal o Personal Trainer as vezes precisa ser "chata"!
    Os meses foram passando, mudamos o cenário das caminhadas e corridas... da esteira fomos para a pista de corrida e rua. E lá estava eu atrás, com um cronometro marcando tempo e percurso.
    A cada dia que passava ela melhorava um pouco mais, porém o cigarro ainda fazia parte da sua vida e muitas vezes durante os treinos as crises de tosse atrapalhavam seu desempenho.
    Os meses passaram e na semana do carnaval, claro como quase a maioria das pessoas costuma fazer, ela resolveu sair e se divertir. Bebeu, fumou muito e achou que no dia seguinte aguentaria o treino, que seria correr na pista. Que decepção! Mal conseguia respirar, correr então impossível!
    Fiquei triste, chamei a atenção dela que ficou tão decepcionada por não ter conseguido correr e envergonhada ao mesmo tempo. Foi nesse dia então que ela percebeu que ou deixava o vício de vez ou corria. Era o cigarro ou a corrida!.
    Nesse dia, ela me disse que deixaria o cigarro e fez! Não foi fácil, mas as crises de tosse e seu desempenho  foram melhorando a cada dia. Então começou a se inscrever em corridas de 5 e 6 km, depois de 10, 14 e 21 km. Em cada corrida que cruzava a linha de chegada uma vitória! Eliminou 10 quilos ao longo dos meses, aprendeu a se alimentar corretamente e é uma vencedora!

Essa é a  Isis, que trocou o cigarro pela corrida há mais de um ano.
Foto tirada dia 18/05/2015


    




























O cigarro age no corpo causando uma série de doenças entre elas o câncer.
 Imagino que para quem fuma não deve ser nada fácil deixar O vicio assim , de uma hora para outra. É preciso força de vontade e foco, pois o cigarro libera em nosso corpo endorfinas que são substâncias que dão sensação de bem estar, de prazer. Mas já se sabe também que  quem faz da atividade física um hábito, passa a se tornar de certa forma dependente dos exercícios, pois durante os exercícios também é liberada endorfinas, além de dopamina e serotonina. Nesse caso será uma dependência  saudável.
 A proposta então é trocar a liberação de endorfinas provocadas pelo fumo, pela liberação de endorfinas que o exercício proporciona.
  Que tal? Anime-se! Vamos lá, você também consegue!


   
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário