Sobre mim:

Sobre mim:

26 de julho de 2015

Cresce o número de crianças obesas no Brasil.

Hábitos saudáveis começam na infância.
Os maus hábitos adquiridos na infância podem levar as crianças a terem problemas sérios de saúde desde muito cedo como colesterol alto, diabetes tipo 2, hipertensão além de baixa auto estima na criança.
Há alguns anos atrás a obesidade era coisa de adultos, infelizmente hoje vemos muitas crianças obesas e o problema na maioria dos casos  é o sedentarismo e a má alimentação da família. Sim da família, pois os filhos tendem a seguir o exemplo dos pais, por isso é muito importante que os pais se alimentem bem e façam atividade física.
A última pesquisa do IBGE em parceria com o Ministério da saúde, mostrou que, em 20 anos, o número se crianças entre 5 e 9 anos acima do peso mais que dobrou.
Muitas vezes conversando com pais na porta da escola ou mesmo em rodas de amigos, alguns me falam: “Nossa! Não sei mais o que fazer com meu filho, pois ele não come frutas, não come verduras, quer comer apenas porcarias e ficar no tablete o tempo todo!”
Então eu pergunto: “Mas você come frutas, legumes e coisas saudáveis”?  Você faz atividade física ou arruma um tempinho para brincar com seu filho?” 
A resposta na maioria das vezes é : NÃO! 
A criança vai comer o que lhe servirem ou o que estiver na dispensa! Se você não quer que seu filho coma salgadinhos, não compre! 
As famílias de hoje precisam mudar alguns hábitos, claro que a vida hoje em dia é mais corrida, os pais trabalham muito, mas é muito importante fazer as refeições juntos, na mesa, sem TV. É um momento muito importante onde os pais podem conversar com seus filhos.
Tentem levar as crianças para ajudar no  preparo de  alguns pratos, ela vai se sentir importante. Experimente novos sabores juntos para que a criança possa ver que os pais também estão comendo “aquela” comida verde. Não use truques para camuflar os legumes, é importante que a criança saiba o que está comendo.
Assim como a educação vem de berço, os bons hábitos alimentares também vêm! Evite dar frituras, refrigerantes e produtos industrializados às crianças. Opte sempre pelo natural, comidinha de avó, aquela feita em casa.
Procure mandar na lancheira de seu filho frutas, sucos naturais feitos em casa, pão com geleia até pipoca vale. Infelizmente as cantinas das escolas contribuem para a obesidade das crianças, vendendo salgadinhos e outras guloseimas.
Converse com as crianças e explique porque é importante ter uma boa alimentação, porque temos que comer frutas e legumes. Faça valer o seu tempo livre. Aproveite para andar de bicicleta com seu filho,fazer natação juntos, jogar futebol ou então convide um amiguinho dele para brincar em casa, mas nada de jogos eletrônicos, incentive as brincadeiras de pega- pega, queimada, esconde- esconde, aquelas que brincávamos quando crianças.
Segundo estudos recentes, crianças que tem pais ativos tem 6 vezes menos chances de se tornarem obesas.
Pense nisso, ajude seu filho a crescer saudável!
Lembre-se, os pais são os maiores exemplos! 
                                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário